quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dia 2 de Abril "Visita às Maravilhas do Douro"

No dia dois de Abril realizámos uma viagem à cidade do Peso da Régua. Partimos da nossa Escola às oito horas e quarenta e cinco minutos em direcção ao nosso destino. Utilizámos o autocarro como meio de trasporte, o nosso grupo era formado pela turma do quarto ano da Diogo Cão, os estagiários, a funcionária, a mãe de uma aluna, a nossa querida e muito adorada professora e o seu marido.
Esta visita realizou-se para a aquisição de conhecimentos sobre o Douro, visto que o tema desenvolvido na Área de Projecto é esse mesmo.
Em primeiro lugar visitámos a Barragem de Bagaúste. É uma das oito barragens do Douro, lá encontrámos muitas coisas interessantíssimas que nos mostravam a utilidade e funcionamento de uma Barragem.
Depois de sairmos da barragem, partimos à procura de um parque para comermos a nossa merenda e assim matarmos a fome.
Encontrámos um parque e então, dirigimo-nos para o Cais da Junqueira. Era um parque lindíssimo situado na margem direita do Rio Douro, era relvado, tinha um parque infantil, mesas e algumas árvores.
Terminado o almoço, preparámo-nos para mais uma visita, neste caso à Casa do Douro.
Esse edifício foi fundado em mil novecentos e trinta e dois por uma associação de vitivinicultores e possui um majestoso vitral onde conta a lenda de Santa Marta de Penaguião. Para completar a visita a esta Casa fomos ao armazém número trinta, onde existiam cerca de três milhões de litros de vinho generoso, uma fortuna!
Depois de visitarmos a Casa do Douro fomos ver um Laboratório Enológico onde trabalha a mãe de uma aluna.
Para terminar a nossa viagem visitámos o miradouro de São Leonardo de Galafura onde merendámos e apreciámos o poema do escritor duriense Miguel Torga.
Fizemos a viagem de regresso até ao ponto de partida, felizes e satisfeitos com a quantidade de conhecimentos adquiridos ao longo desta viagem. Ai aguardavam-nos os nossos familiares que ao ver-nos ficaram com um sorriso estampado no rosto.
A seguir deixamos algumas fotografias desta nossa fantástica viagem:

Sem comentários: